Peeling


Peeling é um procedimento onde, por produtos químicos ou físicos (laser ou dermoabrasão superficial), promove-se uma descamação da pele.

A maioria deles é feita por aplicações de produtos químicos, sendo eles peeling de ácido retinóico, ácido tricloroacético em diferentes concentrações, peeling de Jessner (combinação de diferentes químicos) e peeling de fenol. São escolhidos segundo o que se pretende melhorar. Podem ser superficiais, médios ou profundos.

Os mais usados são os superficiais e médios, empregados para o tratamento de manchas, envelhecimento da pele, queratoses, acne e cicatrizes.

Além disso, os peelings podem ser usados, no período do outono e inverno, para promover a troca da superfície, deixando a pele brilhante, lisa e de aspecto mais saudável.

Peelings químicos

O peeling químico é uma técnica usada para melhorar a aparência da pele. Uma solução química é aplicada, promovendo a descamação das camadas externas da pele e estimulando a sua renovação. A nova pele é mais macia e tem mais viço, os poros tornam-se menores, dando uma aparência mais uniforme.

Os peelings químicos servem para o tratamento das rugas, cicatrizes superficiais e alguns tipos de acne, além de manchas como sardas ou, ainda, manchas ocasionadas pelo sol ou gravidez. As rugas profundas muitas vezes precisam de cirurgia plástica ou outros tratamentos em conjunto, como preenchimentos ou aplicação de toxina botulínica.

Os peelings podem ser profundos ou mais superficiais, dependendo da alteração que se propõem a tratar.

Indicações dos peelings:

  • Ceratoses actínicas
  • Rugas
  • Alterações de pigmentação (manchas)
  • Cicatrizes
  • Acne
  • Rosácea

Escolhendo o peeling

Todos os candidatos ao peeling devem ser cuidadosamente examinados, para determinar qual é o agente químico que produzirá melhores resultados.

A escolha da profundidade e do tipo de peeling é feita de acordo com o tipo de lesão que se quer tratar e da zona afetada. Por exemplo, em um paciente com lesões resultantes de um fotoenvelhecimento leve deverá ser usado um agente químico de ação superficial. No entanto, quando as rugas são profundas, um peeling superficial será insuficiente.

Tipos de peelings químicos

Existem vários tipos de peelings. Mostramos a seguir os mais comuns:

Ácido retinóico: derivado da vitamina A, esfolia e renova as células, retrai os poros e estimula a produção de colágeno, melhorando a firmeza cutânea. Ocorre uma descamação leve de 3 a 7 dias após.

Alfa e beta hidroxiácidos como o ácido glicólico, ácido salicílico e outros. A intensidade destes peelings é variável, dependendo da concentração que se usa.

TCA: depois do tratamento a pele fica avermelhada e ocorre a formação de uma crosta, que se solta posteriormente. A vermelhidão e a crosta duram de 3 a 10 dias. Durante este período a pele tem uma aparência feia, mas com o tempo começa a melhorar e a nova pele, tem uma aparência mais bonita e saudável.

Riscos dos peelings

Na maioria das vezes, quando se faz uma avaliação médica prévia e se utiliza uma boa técnica, os peelings mostram-se seguros. No entanto, certos riscos podem existir, como o aparecimento de descolorações, cicatrizes em locais onde o peeling foi mais profundo, infecções e, embora pouco freqüentes, as queimaduras podem ocorrer.

Cuidados no tratamento

Antes do tratamento avise o médico se possuir cicatrizes anteriores alteradas, tratamentos com radioterapia, possibilidade de gravidez ou se possui herpes simples, já que esse tratamento pode reativar a doença.

Algumas vezes é necessário preparo da pele com uso de cremes recomendados pelo médico, sendo tais cremes interrompidos durante o tratamento e substituídos por hidratantes e sabonetes suaves.

É obrigatório evitar o sol e usar filtro solar.

Manter a pele hidratada.

Não retornar o uso de cremes com ácidos até que seja orientado.

Não remover a pele que começa a descamar por risco de formar cicatriz.

Avisar o médico caso ocorra dor, secreção purulenta ou crostas espessas.

Não usar substâncias químicas como agentes depilatórios, perfumes, detergentes, tinturas ou spray de cabelos.